9 dicas de como vender consultoria contábil

Desvende os segredos para vender consultoria contábil com maestria e construir uma carreira de sucesso estrondoso!
 Lara Zanesco  |      19/03/2024
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Trabalha com contabilidade e não sabe como começar a vender consultoria contábil? Este conteúdo vai te ajudar.

Preparamos 9 dicas práticas para você começar a aplicar e conquistar seus clientes de consultoria de forma organizada e segura. Acompanhe e saiba mais!

1- Foque em um nicho

Para vender consultoria em qualquer área, é preciso se colocar como especialista no assunto. Para isso, você tem que se dedicar a um nicho específico, afinal, não é possível se especializar em tudo.

Assim, tenha em mente quais tipos de cliente você quer atingir e quais as principais dores deles.

Que tipo de serviço você pode oferecer para ajudá-los? Quais os desafios específicos dessas empresas? Isso precisa estar claro para você poder oferecer o suporte especializado aos clientes

2- Seu nome é sua marca

Em geral, os consultores usam seus nomes como marca, construindo o que chamamos de marca pessoal para vender.

Assim, você pode escolher o seu sobrenome de maior impacto ou o mais diferente que tiver para se diferenciar da concorrência. A identidade visual também importa muito. Você precisa construir uma imagem profissional e de confiança.

3- Explore o marketing contábil

O marketing contábil é voltado especificamente para o seu nicho de atuação. Assim, se você quer vender consultoria contábil precisa saber fazer marketing para o seu público.

Explore estratégias de conteúdo digital e use as redes sociais que seus clientes usam para divulgar informações úteis para eles. Boa parte das estratégias de captação de clientes está na divulgação de informações valiosas e realmente relevantes para eles.

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4- Atue como referência em eventos

Como comentei, para ser um consultor contábil, você precisa ser visto como referência no nicho. Uma forma de construir essa imagem é se colocar como fonte de conhecimento, compartilhando o que você sabe com outros profissionais.

Participe de feiras, congressos, ministre workshops para contadores e empresas. Ao apresentar palestras relevantes para seu público-alvo e possíveis parceiros, as pessoas começam a te ver nessa posição de especialista – desde que você ofereça conteúdos realmente relevantes.

5- Construa relações de parceria

Construir parcerias também é essencial para quem quer ser um consultor contábil. Ao criar relacionamentos com outros profissionais é possível conseguir mais oportunidades de negócio.

Esses profissionais podem ser um portal de troca de informações, dicas e indicações, conseguindo te levar a novos clientes e espaços em que você pode se desenvolver e conquistar ainda mais público.

6- Invista na experiência do cliente

A palavra da vez no mundo empresarial é colocar o cliente em foco. Desde as estratégias de marketing até no pós-venda, você precisa se preocupar com a experiência dos seus clientes para deixá-los satisfeitos.

Cliente satisfeito é sinônimo de boa reputação, possíveis indicações orgânicas e até mesmo vendas recorrentes por meio da recompra.

Para isso, personalize seu atendimento para cada cliente, dando toques pessoais mesmo que você use materiais genéricos. Também preze pela agilidade e transparência, antecipando as necessidades deles e deixando-os cientes de como está o serviço.

7- Utilize comprovações sociais

Quando não se conhece um serviço, você busca comprovações sociais para saber se ele é confiável: avaliações, certificações, vantagens oferecidas e por aí vai. Quando se está começando a vender consultoria contábil, é preciso comprovar o valor do seu serviço.

Use estudos de caso e divulgue casos de sucesso que já atendeu. Solicite avaliações dos seus clientes para divulgar nas redes sociais ou no seu site, se tiver.

Você também pode oferecer consultas gratuitas para avaliar as necessidades do seu público e dar amostras da qualidade do seu trabalho.

8- Organize seu portfólio de serviços

O portfólio de serviços é um dos primeiros contatos diretos dos clientes com seus serviços e preços. A forma como você apresenta seus serviços impacta na clareza e na confiança que os clientes terão.

Organize-o de forma lógica, relacionando serviços complementares, deixando claro o objetivo de a diferença entre cada um e mostrando vantagens de contratar combos, por exemplo.

Explique quais são os entregáveis da sua consultoria, prazos (se possível), se há ou não reuniões, etc. Mas se atente para não colocar excesso de informações que torne o material difícil e cansativo de ler.

9- Mantenha-se atualizado

Como consultor contábil, você precisa estar atualizado sobre as tendências do mercado, mudanças na legislação e práticas que possam facilitar o dia a dia de seus clientes.

Participe de fóruns, cursos e treinamentos que te mantenham atualizados. Além de aumentar sua autoridade no mercado, isso te possibilita atualizar seus serviços e criar novas ofertas para seu público, podendo até mesmo reativar antigos clientes.

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Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

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