Tabela de taxas das Juntas Comerciais

Confira a taxa das Juntas Comerciais das capitais brasileiras e planeje-se para a abertura de sua empresa. Baixe a tabela grátis!
 Danila Xavier  |      09/12/2021
taxa-abertura-de-empresas

Abrir uma empresa requer bastante planejamento e atenção para que dê tudo certo. Dois fatores são os que mais assustam os empreendedores: a burocracia e o pagamento de taxas.

A burocracia vem diminuindo e o tempo de abertura das empresas também, com mais empresas que utilizam a tecnologia para abrir empresas e aos órgãos públicos que vêm se modernizando.

Em se tratando de taxas, no entanto, não tem para onde correr. A formalização requer alguns pagamentos para a Junta Comercial de seu Estado ou Município, além de outras questões, como contratação de uma contabilidade, emissão do Certificado Digital, etc.

Para contribuir com o seu planejamento e permitir uma visão ampla das taxas praticadas pelo Brasil, preparamos uma tabela com as taxas das Juntas Comerciais cobradas nas capitais do país.

Com isso, você pode se preparar melhor e programar o orçamento necessário para abrir seu CNPJ. Caso escolha contratar um Escritório Virtual, também pode utilizar a tabela como meio de escolher o endereço mais vantajoso para o seu negócio, em termos financeiros e estratégicos.

Baixe já nossa Tabela de Preços e Localidades

👉 Você também pode fazer o download direto da tabela aqui ou criar uma cópia em seu Google Drive aqui.

Tipos de empresa: LTDA, EI e S/A

Os valores das taxas que consideramos foram para empresas do tipo Limitada (LTDA), Empresário Individual (EI) e Sociedade Anônima (S/A).

Veja o significado de cada uma delas:

  • Empreendedor Individual (EI) - é o tipo de empresa que não possui sócios. É quando você, pessoa física, é dono do negócio.

Para você fixar na memória, o EI é a evolução do Microempreendedor Individual (MEI). Ou seja, pode faturar além de R$ 81 mil por ano - R$ 360 mil, e possui uma taxa maior de atividades econômicas (CNAES) que fazem parte desse tipo de empresa.

  • Limitada (LTDA) - O tipo de empresa Limitada compreende uma sociedade formada, por no mínimo, dois sócios, pessoas físicas ou jurídicas.
  • Sociedade Anônima (S/A) - São empresas que possuem capital social dividido por ações. As grandes empresas representam essa fatia do mercado. Por isso, as PMEs, em geral, vão pagar as taxas referentes aos dois primeiros tipos de empresa aqui apresentados, EI e LTDA.

Atenção: algumas taxas podem variar conforme o município. Consulte sua contabilidade ou chame um dos nossos Heroes no chat para lhe ajudar.

Pessoa segurando tablet com informações sobre CLT vs PJ: descubra qual vale mais a pena, baixe nossa calculadora

👉 Baixar a calculadora agora

Danila Santos.png
Danila Xavier
Especialista em Ciências Contábeis, a Danila compõe a equipe de Legalização da Hero, ajudando clientes com demandas de Direito Tributário, Direito Empresarial, Legalização de CNPJs e Registro de Marcas todos os dias.

Artigos recentes